Conheça o indicador OSA, responsável por equilibrar os níveis de estoque
Está cada vez mais difícil conquistar a fidelidade dos clientes. Em meio a tantas opções de marcas que lutam por espaço no mercado, qualquer pequena falha cometida pode ser motivo suficiente para que o consumidor, que até então era fiel, opte pela concorrência.
Imagine que sua empresa investe em uma operação logística eficiente, na qualidade do produto, na embalagem, em marketing e, por fim, conquista a confiança do público. O consumidor vai até a loja decidido a realizar a compra, mas não encontra o produto na prateleira. Neste momento, há chances de que todos os esforços realizados anteriormente tenham sido em vão, pois a decepção pela falta do item resultará em uma má reputação para a marca, além de fazer com que a necessidade atual do consumidor seja suprida pelos produtos de outras empresas. Isso é ruim tanto para quem vende, quanto para quem fornece.
Para evitar esta situação, é fundamental que haja uma gestão eficiente dos níveis de estoque, levando em consideração a sazonalidade dos produtos, a condição do mercado e o histórico de vendas. O indicador OSA tem justamente esta função, garantir que não faltem produtos nas gôndolas.
O que é OSA
OSA é a sigla para On Shelf Availability, ou “disponibilidade na prateleira”, e é um indicador da cadeia de suprimentos que otimiza o controle de estoque e a distribuição, identificando os motivos pela falta de um produto no ponto de venda. Com o monitoramento eficiente, é possível se prevenir para evitar a ausência de produtos e, caso ela ainda aconteça, agir na raiz do problema.
Identificando fatores como expectativa, histórico e volume de vendas, além da sazonalidade dos itens, o OSA torna-se ferramenta essencial para um gerenciamento de estoque seguro e eficaz, tanto para o ponto de venda quanto para o fornecedor.
Na indústria, os indicadores são utilizados para conferir se seus produtos estão sendo devidamente reabastecidos e acompanhar se a equipe responsável está desempenhando seu trabalho adequadamente.
Por que é importante
O motivo para a escassez de um produto pode ser tanto sua indisponibilidade no estoque quanto a má organização do serviço de reabastecimento no ponto de venda. Com a aplicação do OSA, o empreendedor é capaz de investigar se os pedidos estão sendo realizados corretamente ou se há falhas na administração, no centro de distribuição ou ainda na transportadora.
A partir de então, medidas mais assertivas podem ser tomadas para melhorar a gestão de estoque e o processo de entrega, como o aluguel de galpões logísticos em localizações estratégicas ou a contratação de softwares que otimizem o trabalho administrativo.
Outra grande vantagem é o auxílio na avaliação da quantidade de itens necessária nas prateleiras e em quais momentos a disponibilidade deve ser maior, impedindo que produtos fiquem parados no estoque sem perspectiva de vendas.
Como consequência, as prateleiras ficam sempre abastecidas, os clientes não se decepcionam e a marca mantém sua imagem positiva e vantagem competitiva no mercado.
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