Blockchain na logística
A blockchain permite ter uma internet anônima eficiente, contando com a descentralização de dados como medida de segurança. Ela possui acesso a registros de informações que não podem ser modificadas. Ou seja, ninguém consegue controlar ou manipular o que fica gravado.
A tecnologia tem como intuito otimizar os processos, diminuindo o número de erros na entrega das mercadorias, e possui diversas possibilidades de aplicação, atingindo muitos segmentos, inclusive o da logística.
Para melhorar os processos, qualquer transação de um ativo online é feita entre dois ou mais agentes, sem a intervenção de um órgão regulamentador. A validação dessa transação é feita por meio de um processo criptográfico que, quando confirmado, permite ao dado entrar na rede de distribuição.
Confira a lógica de funcionamento da blockchain.
Etapa 1: dois agentes decidem iniciar a troca de um dado.
Etapa 2: aqui, a transferência é agrupada e entra na rede de compartilhamento dos computadores.
Etapa 3: define-se um conjunto de regras para os computadores participantes conseguirem avaliar e calcular a transação. Nesta etapa, o consenso é essencial para chegar ao próximo passo.
Etapa 4: após a verificação, os dados são criptografados, gravados na internet anônima e, por fim, transferidos para os envolvidos.
Alguns benefícios que a blockchain oferece são: operações mais confiáveis, transações mais democráticas, redução de custos, otimização de processos, registros de dados em ordem cronológica e facilidade de coordenação entre as empresas.
Dessa forma, percebemos que o segmento da logística, que envolve a negociação entre várias empresas, é um dos setores que podem aproveitar tal modelo de banco de dados para facilitar os processos.
O cenário de rastreamento da entrega é um exemplo de blockchain na logística, já que as empresas conseguem acessar a mesma rede, verificando as informações diretamente da fonte.
Como citado anteriormente, ela fortalece o consenso entre os envolvidos e tem implicações positivas no transporte de carga, incluindo rotas e o preço de frete. Além disso, como as informações não sofrem mudanças, o cliente consegue ter mais precisão sobre a entrega do seu produto.
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