Por que evitar apresentações em slides pode tornar suas reuniões mais produtivas
Manter a produtividade e o foco durante reuniões é um grande desafio enfrentado por gestores no cotidiano empresarial. Para facilitar a condução dos assuntos abordados, frequentemente são utilizadas apresentações em formato de slides, que muitas vezes seguem uma estética padrão estipulada por ferramentas como o PowerPoint, com o intuito de tornar a criação dos materiais mais simples. Porém, essa prática pode comprometer a eficiência das discussões.
O fundador e CEO da Amazon — considerada a marca mais valiosa do mundo, de acordo com estudo divulgado este ano pela Brand Finance —, Jeff Bezos, afirmou que baniu a utilização do recurso na multinacional, substituindo-o por um método que ele considera mais eficiente.
Segundo Bezos, antes de cada reunião os colaboradores envolvidos recebem um texto com aproximadamente seis páginas, composto por uma narrativa bem estruturada e com frases completas, formadas por verbos, sujeitos e objetos. Apenas após uma leitura silenciosa de todo o material, que acontece em cerca de 30 minutos, é que a reunião efetivamente começa.
Confira a seguir três motivos que fazem com que esta estratégia gere resultados melhores do que as clássicas apresentações em slides, repletas de tópicos soltos e pouco argumentadas:
Nossa mente está condicionada a narrativas
Antropologistas declaram que, desde os primórdios, utilizamos narrativas como forma de conversar, instruir, avisar ou inspirar.
Isso significa que nosso cérebro tem dificuldade para reter informações dispostas dispersamente em slides, enquanto demonstra capacidade de memorização muito maior quando impactado com histórias.
Histórias são persuasivas
Segundo a neurociência, a emoção é a melhor maneira de compartilhar ideias, visto que permite atingir o cérebro com mais facilidade. Seguindo esta lógica, além de Jeff Bezos, Elon Musk (CEO da Tesla e fundador da Space X) e Sundar Pichai (CEO do Google) também não utilizam tópicos em suas apresentações.
Se você pretende que um assunto atraia a atenção do público, despertando interesse e evitando que seja facilmente esquecido, utilize histórias que conversem com o emocional das pessoas.
Ao contrário das histórias, tópicos não inspiram
De forma simples, o cérebro não é estruturado para absorver ideias organizadas como itens em um slide. O efeito é muito mais produtivo quando vemos imagens que nos ajudam a construir uma narrativa, fazendo da estética uma característica extremamente importante durante apresentações de negócio.
Sendo assim, deixe de lado o layout padrão dos slides repletos de palavras-chaves e foque em aliar emoção e impacto visual em apresentações mais produtivas.
Leia também: 6 dicas para criar e-mails corporativos mais atrativos
Deixar um comentário