Por que um condomínio logístico é a opção mais sustentável para empresas?
Com o objetivo de reforçar a importância da preservação dos recursos naturais e incentivar a conscientização, comemora-se hoje, 5 de junho, o Dia Internacional do Meio Ambiente. A data tem ganhado cada mais vez relevância no calendário mundial devido à dimensão do impacto provocado pelo homem no ecossistema e, além disso, é uma excelente maneira de estimular o debate sobre o assunto.
Consciência no ambiente empresarial
Diante da relevância do tema, empresas que praticam o empreendedorismo sustentável têm se destacado no mercado e, mais do que conquistar a simpatia do consumidor e de negócios parceiros, colaboram para a conservação de nossos recursos naturais.
Uma forma muito eficiente de minimizar os impactos gerados ao meio ambiente, economizando recursos e dinheiro, é abrigar sua empresa ou parte dela em galpões de condomínios logísticos e industriais. Esses locais permitem que diversas companhias compartilhem o mesmo espaço, possibilitam a redução de custos, incentivam o uso de recursos de forma consciente e ainda oferecem vantagens competitivas como localização privilegiada, infraestrutura de qualidade e total segurança.
Vários fatores fazem dos parques logísticos a opção mais sustentável para a sua empresa. Confira neste artigo os principais motivos para adotar esta solução.
Transporte facilitado
Com o estoque localizado próximo aos principais portos e rodovias, o transporte é mais rápido, fácil e eficiente. Percorrendo trajetos menores, é emitido um volume menor de gases e há menos ruídos. Em adição às vantagens para o planeta, a empresa também economiza com combustível, manutenção do veículo e mão de obra.
Aproveitamento de recursos naturais
Condomínios logísticos e industriais fazem o possível para valorizar recursos naturais, como iluminação, ventilação, água e energia.
Por meio da utilização de telhas translúcidas que aumentam a incidência de luz do sol, venezianas e lanternins que aproveitam a ventilação natural e sistemas para a utilização de energia solar e captação da água da chuva, os galpões promovem a economia e o consumo consciente.
Economia de energia
Nos momentos em que recursos naturais não podem ser utilizados, os parques industriais se preocupam para que haja o uso consciente da energia. Lâmpadas fluorescentes, por exemplo, apresentam ótimo desempenho ao mesmo tempo que consomem pouca energia e reduzem as emissões de CO².
Outra ação econômica é a utilização de forro modular de EPS e telhado térmico, que garantem um ambiente mais fresco e minimizam a necessidade do uso de ar-condicionado.
Contato com a natureza
Por estarem em áreas afastadas do centro das cidades, alguns galpões logísticos têm a vantagem de dividirem espaço com a natureza. Amplas áreas de bosques e reservas ambientais fornecem mais bem-estar e saúde ao ambiente de trabalho.
Leia também: Portal do Porto abriga a nova sede de operações da Bematech
Deixar um comentário